DAVIDE ZENARO

Sonho o cuidar relacional

Sonho com o Cuidar Relacional, porque são as relações humanas e sociais que constituem a pessoa em sua identidade, tanto como quem solicita ajuda quanto como quem atua na resposta.

As diversas experiências que tive no campo assistencial – como operador, enfermeiro, coordenador – me permitem afirmar que o cuidar é, antes de tudo, uma qualidade e uma causalidade específica de um cenário que envolve o cuidador, formal ou informal, e a pessoa cuidada, os quais inscrevem sua subjetividade em uma ordem interacional e relacional.

Em minha trajetória profissional, descobri que a originalidade da perspectiva relacional no que se refere à assistência reside no fato de não estar centrada nem no indivíduo como tal, nem no sistema de serviços enquanto aparato burocrático ou organizacional, mas na relacionalidade entre as pessoas e no contexto do cuidado.

O cuidar não é apenas, em sua essência, uma questão de bons sentimentos e intenções dos indivíduos, nem uma questão de eficiência técnica na capacidade de prestação do sistema de serviços, ainda que ambos esses aspectos sejam importantes.

Para mim, cuidar do outro significa cuidar da relação com o outro e, portanto, das relações que o outro tem com o mundo.

Meu sonho é que seja possível cuidar das relações como tais, pois é na relacionalidade entre as pessoas, dentro de um determinado contexto social, que se encontram tanto o estado de necessidade quanto a busca pelo bem-estar.